Um porta-voz do Departamento de Estado americano disse que os Estados Unidos considerou o discurso de Bolsonaro na Cúpula do Clima como positivo e construtivo. Ele também destacou que a credibilidade dos EUA se apoiará em planos sólidos, na execução do trabalho e em um foco implacável nos resultados.
Bolsonaro em discurso na Cúpula do Clima |
Nos bastidores, os americanos cobram que o discurso do presidente seja refletido em ações práticas e que resultados sejam vistos ainda este ano. Mas também comemoram o tom mais moderado da retórica de Bolsonaro.
A visão otimista é vista como vantajosa para Biden, já que ele tenta se colocar como líder na reconfiguração da geopolítica mundial, que é ditada pelo clima, e o Brasil é um personagem-chave. Conseguir um comprometimento de Bolsonaro era considerado pela Casa Branca uma vitória, apesar de esperarem um cronograma mais detalhado sobre como o país vai atingir suas metas.
Orientado pela ala moderada do Itamaraty, Bolsonaro também pediu dinheiro aos outros países para ajudar na proteção das florestas, mas não exigiu recursos antecipados, como queria Ricardo Salles (Meio Ambiente), o que também foi visto de forma positiva pelos americanos.