O presidente Jair Bolsonaro está perto de se filiar ao PRTB( Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) de Levy Fidelix, que morreu no dia 23 de abril de Covid. Segundo o site O Antagonista, uma fonte envolvida nas negociações disse que a chance de Bolsonaro se filiar ao partido é de 80%.
O PRTB tem como lema “Deus, pátria e família”, temas defendidos por Bolsonaro, e é o partido do vice-presidente Hamilton Mourão, que disse em entrevista para a CBN que é ‘bem grande’ a possibilidade de Bolsonaro se filiar ao PRTB.
![]() |
Há 80% de chance de Bolsonaro ir para o PRTB de Levy Fidelix |
Apesar de estar sendo ignorado pelo presidente e seu grupo, segundo O Antagonista, Mourão acha uma boa ideia a filiação dele ao PRTB, ele deve se candidatar ao Senado pelo Rio Grande do Sul em 2022. “Nenhum passo foi dado sem o conhecimento do Mourão”, disse a fonte.
O PRTB ainda deve resolver algumas coisas para filiar o presidente, entre elas está mudanças no estatuto. O PRTB não tem representantes no Congresso e a expectativa é que pelo menos uma parte dos parlamentares da ala bolsonarista do PSL se filie à sigla, quando a janela partidária permitir.
Bolsonaro está sem partido desde 2019, quando deixou o PSL após entrar em conflito com o presidente da sigla, o deputado federal Luciano Bivar. Bolsonaro queria criar seu próprio partido, o Aliança pelo Brasil, mas o projeto fracassou.