O presidente Jair Bolsonaro disse hoje(4) que não vai tomar a Coronavac, que vai tomar vacina que é “aceita no mundo todo”. Ele também disse que será “o último da fila” que vai tomar vacina.
“Eu serei o último da fila. Já que tem muita gente apavorada para tomar vacina, não é justo o chefe do Estado tomar na frente do cidadão comum. Então, eu vou ser o último da fila. Eu vou tomar vacina que eu possa entrar no mundo todo. Eu não posso tomar essa vacina lá de SP que não está aceita na Europa nem nos EUA. Eu viajo o mundo o todo e tenho que tomar a específica aceita no mundo todo”, disse Bolsonaro.
Bolsonaro diz que não vai tomar Coronavac e que vai tomar vacina “aceita no mundo todo” |
“Eu tenho que falar, não posso me omitir. Vocês estão vendo que a CoronaVac está com problema em alguns países do mundo, como por exemplo o Chile, entre outros. No Brasil, não está sendo diferente. A gente vê notícias de asilos, por exemplo, que têm dezenas de idosos que tomaram as duas doses, e que, depois de algum tempo, as pessoas são infectadas e entram em óbito”, afirmou.
Também disse que a eficácia da Coronavac “está lá embaixo” e que ela “não deu certo no Chile e em SP, o pessoal pergunta qual é. Se é CoronaVac, a tendência é não aceitar”. E ainda disse que “não adianta comprar mais X vacinas se a população aqui (no Brasil) não quiser tomar”.