O Pentágono anunciou nesta segunda(30) ter concluído a retirada das tropas e de cidadãos americanos do Afeganistão, onde as tropas estavam desde 2001. O anúncio da conclusão da retirada foi dado pelo comandante do Comando Central dos Estados Unidos, general Kenneth F. McKenzie Jr.
Estados Unidos conclui retirada do Afeganistão |
“Estou aqui para anunciar a conclusão de nossa retirada do Afeganistão e o fim da missão militar para evacuar cidadãos americanos, nacionais do nosso país e afegãos vulneráveis”, disse o general.
“O último [avião] C-17 decolou do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em 30 de agosto, esta tarde, às 15h29 no horário da Costa Leste [16h29 em Brasília]”.
“Vamos em breve divulgar uma foto do último C-17 a deixar o Afeganistão, com o general de brigada Chris Donahue e o embaixador dos Estados Unidos no Afeganistão, Ross Wilson, a bordo”, acrescentou.
“Embora a evacuação militar esteja concluída, continua a missão diplomática para garantir [a saída] a cidadãos americanos e afegãos elegíveis que queiram sair. E sei que vocês ouviram, e sei que vocês vão ouvir mais sobre isso do Departamento de Estado em breve. A retirada desta noite significa tanto o fim do componente militar da evacuação quanto da missão de quase vinte anos que começou no Afeganistão pouco depois de 11 de setembro de 2001”.